Módulo 2 - Meio ambiente e sustentabilidade

Aula 9: Lixo e reciclagem

INICIAR

Reciclar significa transformar objetos e materiais usados em novos produtos para o consumo. São muitos os benefícios dessa atividade para nós, seres humanos, e para o planeta Terra.

A reciclagem faz com que o impacto da atividade humana no meio ambiente seja menor. Ela diminui as retiradas de matéria-prima da natureza, gera economia de água e energia e reduz a poluição.

Importância e vantagens da reciclagem 

A produção de embalagens e produtos descartáveis aumentou muito a partir da década de 1980. O mesmo aconteceu com a produção de lixo, principalmente nos países desenvolvidos.

O processo de reciclagem preserva o meio ambiente e gera riquezas. Os materiais mais reciclados são o vidro, o alumínio, o papel e o plástico.

A diminuição significativa da poluição do solo, da água e do ar são outras vantagens dessa prática. Pensando em todos esses benefícios, muitas indústrias estão reciclando materiais como uma forma de reduzir os custos de produção.

A reciclagem também gera muitos empregos nas grandes cidades, empregando muitas pessoas que estavam desempregadas e que, por causa da reciclagem, agora têm renda para manter suas famílias.

Cooperativas de catadores de papel e alumínio já são uma realidade nos centros urbanos do Brasil.

O alumínio, por exemplo, pode ser reciclado com um nível de reaproveitamento de quase 100%. Derretido, ele retorna para as linhas de produção das indústrias de embalagens, reduzindo os custos para as empresas. Assim como ele, muitos outros materiais possuem essa característica.

É difícil para os centros urbanos encontrarem locais para instalar depósitos de lixo. Portanto, a reciclagem apresenta-se como uma solução viável economicamente, além de ser ambientalmente correta.

Mas a reciclagem não acontece somente nas cidades. Na zona rural a reciclagem também acontece. O lixo orgânico é utilizado na fabricação de adubo orgânico para ser utilizado na agricultura.

Exemplos de Produtos Recicláveis

- Vidro: potes de alimentos (azeitonas, milho, requeijão, etc.), garrafas, frascos de medicamentos, cacos de vidro.

- Papel: jornais, revistas, folhetos, caixas de papelão, embalagens de papel.

- Metal: latas de alumínio, latas de aço, pregos, tampas, tubos de pasta, cobre, alumínio.

- Plástico: potes de plástico, garrafas PET, sacos plásticos, embalagens e sacolas de supermercado.

- Embalagens longa vida: de leite, de tomate, de sucos, etc.

Como separar o lixo doméstico?

Não misture recicláveis com orgânicos - sobras de alimentos, cascas de frutas e legumes. Coloque plásticos, vidros, metais e papéis em sacos separados.

Papéis devem estar secos. Podem ser dobrados, mas não amassados.

Embrulhe vidros quebrados e outros materiais cortantes em papel grosso (do tipo jornal) ou colocados em uma caixa para evitar acidentes. Garrafas e frascos não devem ser misturados com os vidros planos.

INICIO