Módulo 2 - Meio ambiente e sustentabilidade

Aula 8: Transmissão e sustentabilidade: empresas de abastecimento e perdas (desperdício e clandestinidade)

INICIAR

As ligações clandestinas trazem muito prejuízo para o sistema elétrico.

Informações da Aneel, Agência Nacional de Energia Elétrica, nos mostram que o prejuízo com esse tipo de ligação atinge a incrível marca de R$ 8,1 bilhões ao ano.

Esse prejuízo é de todos nós, pois o custo da energia elétrica é dividido entre todos os consumidores. Todos nós pagamos pela geração, transmissão e distribuição da energia. Juntos, pagamos também pelo prejuízo.

Além disso, quando vai decidir quanto irá custar a energia em cada área, a Aneel leva em conta os custos para identificar e proibir as irregularidades.

É por isso que desde novembro do ano passado todo consumidor sabe exatamente o valor das perdas de energia na conta de luz.

Através de uma resolução da Aneel, esse valor, que sempre esteve presente no cálculo da tarifa, vem agora discriminado na fatura no item “perdas”.

Assim, todos nós podemos acompanhar e sermos parceiros nesse trabalho de combater as ilegalidades. Afinal, o prejuízo é de todos nós! 

Nós não perdemos apenas dinheiro. Os roubos de energia pioram também a qualidade do serviço prestado, prejudicando todos os consumidores.

Isso acontece porque as ligações clandestinas fazem com que as redes elétricas funcionem além da capacidade, deixando o sistema mais frágil e causando mais interrupções no fornecimento de energia.

INICIO