Módulo 2 - Meio ambiente e sustentabilidade

Aula 7: O ciclo da água

INICIAR

A água, em estado líquido, ocupa oceanos, lagos, rios e açudes. Quando ocorre a evaporação, passa do estado líquido para o gasoso.

Quanto maior for o nível de exposição da água, em oceanos ou nas folhas de árvores nas florestas, maior o nível de evaporação.

Vamos saber mais sobre esse processo?

Quando o vapor de água entra em contato com as camadas mais frias da atmosfera, a água volta ao estado líquido, isto é, gotículas de água ou até minúsculos cristais de gelo se concentram formando nuvens.

Também é o vapor de água o responsável por formar aquela neblina que vemos algumas vezes perto do solo.

A chuva acontece quando há muita água nas nuvens. As gotas de água se tornam cada vez maiores e a água se precipita, ou seja, começa a chover.

Em lugares muito frios, a água passa do estado gasoso para o líquido e, de maneira muito rápida, para o sólido. É assim que se forma a neve e os pedacinhos de gelo que chamamos de granizo.

É dessa maneira também que os lençóis freáticos são renovados, quando a água da chuva ou da neve que se derreteu entra no solo.

As águas subterrâneas emergem para a superfície da terra, formando as nascentes dos rios. Assim, o nível de água dos lagos, açudes e rios, etc. pode ser mantido.

A água do solo é absorvida pelas plantas através de suas raízes. Elas também eliminam água, no estado de vapor, através da transpiração para o ambiente, principalmente pelas folhas.

Na cadeia alimentar, as plantas, através dos frutos, raízes, sementes e folhas, transferem água para os seus consumidores.

Os animais ingerem a água quando se alimentam e também quando a bebem diretamente.

Devolvem a água para o ambiente pela transpiração, pela respiração e pela eliminação de urina e fezes.

Essa água evapora e retorna à atmosfera. No nosso planeta, o ciclo de água é permanente.

INICIO