Módulo 2 - Meio ambiente e sustentabilidade

Aula 5: Energia elétrica: transformação

INICIAR

A água é muito importante para a nossa sociedade. O Brasil é um país de base hidráulica, ou seja, a água está diretamente ligada à produção de energia elétrica e ao desenvolvimento social.

Já vimos que a energia hidrelétrica é gerada a partir do potencial hidráulico de um rio. E qual rio seria esse?
Vimos que é aquele que possui elevado volume de água e desnível em seu curso.

Assim, ao lado de rios com essas características, são construídas as usinas.

A energia potencial é a força da água que é armazenada. Ela passa por tubulações da usina com muita força e velocidade e realiza a movimentação das turbinas.

É durante esse processo que ocorre a transformação de energia potencial em energia mecânica (movimento das turbinas). As turbinas em movimento estão conectadas a um gerador, que é responsável pela transformação da energia mecânica em energia elétrica.

Michel Faraday observou um efeito que ocorre nos dínamos nos explica sobre essa transformação. O que seria um dínamo?

Ele é constituído por um imã fixo em um eixo móvel.
Ao redor deste eixo existe uma bobina (fio condutor enrolado, constituindo um conjunto de espiras). Não existe contato físico entre o imã e a bobina.

O dínamo é um gerador de eletricidade, um aparelho que transforma Energia Mecânica em Energia Elétrica.

Michel Faraday se interessou pelo fenômeno e, após alguns experimentos, observou que quando um imã se move próximo de um circuito elétrico, a corrente elétrica do circuito é alterada.
Este fenômeno é chamado de indução magnética.

Logo, sabemos hoje que a variação de campo magnético gera corrente elétrica. No dínamo o imã gira com a bobina ao seu redor. Este movimento gera a variação do campo magnético do imã, surgindo então, uma corrente elétrica no conjunto de espiras da bobina.

É o mesmo princípio que ocorre quando a turbina do gerador gira pela força das águas, gerando, assim, a energia elétrica.

INICIO