Módulo 2 - Meio ambiente e sustentabilidade

Aula 4: Geração e transmissão de energia

INICIAR

Todas as formas de geração de energia trazem consigo um certo impacto ambiental.
O que varia é a intensidade desse impacto, que depende da fonte energética.

Vamos ver quais são os principais impactos causados pelo sistema de geração e transmissão de energia?

Geração Hidroelétrica:

Os primeiros impactos ambientais acontecem durante a construção das hidrelétricas. Já vimos que é preciso um reservatório para que a usina funcione.

É durante sua construção que a fauna e a flora do local são afetadas de maneira intensa.

Caso não seja bem orientada, a construção pode, inclusive, acabar com toda a flora do local.

Além de ser necessário cortar árvores para a construção, muitas espécies acabam submersas e, por consequência, morrem.
Em muitos casos, essa flora que está embaixo d´água atrapalha até mesmo o funcionamento das turbinas da represa.

É fácil entendermos porquê a natureza se transforma na área que receberá o grande lago da represa. O clima muda, espécies de peixes desaparecem e animais fogem para refúgios secos.

Além de tudo isso, temos grande impacto social: milhares de pessoas deixam suas casas e têm de recomeçar sua vida do zero num outro lugar.

No Brasil, 33 mil desabrigados estão nessa situação. Eles criaram até uma organização, o Movimento dos Atingidos por Barragens (MAB).

Esse cenário parece uma catástrofe, mas, comparada com outras fontes de geração de energia, a hidrelétrica até que não é tão ruim. Por exemplo, as usinas nucleares são mais perigosas se pensarmos nos riscos ambientais.

E, se pensarmos no clima global, as termoelétricas – que funcionam queimando gás ou carvão – são as piores, pois lançam gases na atmosfera que contribuem para o efeito estufa.

A verdade é que não existe nenhuma forma de geração de energia 100% limpa. Toda extração de energia da natureza traz algum impacto.
Vamos conhecer alguns?

Geração Eólica:
A energia eólica parece inofensiva, pois usa a força do vento. Mas ela também apresenta impactos ambientais.

Quem vive embaixo das enormes hélices que geram energia sofre com o barulho, a vibração e a poluição visual, além do sistema perturbar o fluxo migratório de aves.

Geração Solar:
A geração de energia solar pode ser considerada como a que causa menos impacto ao meio ambiente. Mesmo assim, a produção do silício, utilizado na fabricação das placas, pode gerar grandes impactos ambientais.

Durante a extração do silício, temos um desgaste visual da paisagem, poluição da água pela mineração e emissão de poeiras e gases devido à perfuração de rochas.

Na metalurgia do silício, o impacto é devido à emissão de pó sílica, formado como um subproduto do processo de fundição.

No processo de purificação do silício, o impacto está ligado à emissão de Hexafluoreto de Enxofre, usado para limpar reatores, que é um potente gás de efeito estufa, além de produzir chuva ácida.

Impactos na Transmissão de Energia:

É preciso remover grandes áreas de vegetação e florestas para construir as linhas de transmissão. Isso causa desequilíbrio na fauna e flora locais.
As linhas se estendem por muitos quilômetros, porque ligam as usinas às cidades.

Sendo assim, o impacto é grande e pode afetar muitos ecossistemas.
Além de tudo isso, há a poluição visual, com a presença de grandes torres de sustentação.

INICIO