Módulo 2 - Meio ambiente e sustentabilidade

Aula 3 - Tipos de energia e suas principais fontes para o planeta

INICIAR

Nosso planeta possui diversas fontes de energia que nós, seres vivos, utilizamos.
Essas fontes são responsáveis por todos os processos da natureza.

São fontes usadas tanto para gerar energia elétrica como para diversas outras finalidades, como, por exemplo, o uso em motores a combustão ou para o aquecimento de água.

Vamos conhecer algumas das principais fontes energéticas que temos à nossa disposição?

- Energia hidráulica –
É a mais utilizada no Brasil, pois temos muitos rios em nosso país. Em uma usina hidrelétrica existem turbinas que, na queda d’água, fazem funcionar um gerador elétrico.

Esse processo é responsável pela produção da energia. Construir uma usina provoca impactos no meio ambiente, mas, apesar disso, esta é uma fonte de energia que é considerada limpa e renovável.

- Energia fóssil –
Essa energia foi formada há milhões de anos a partir do acúmulo de materiais orgânicos no subsolo. A geração desse tipo de energia costuma provocar poluição e contribuir com o aumento do efeito estufa e com o aquecimento global

Principalmente nos casos dos derivados de petróleo como o diesel e a gasolina e também com o carvão mineral. O nível de poluentes é menor na produção do gás natural convencional e de xisto.

- Energia solar –
Já aprendemos que a energia solar é a fonte principal de energia para as plantas, através da fotossíntese. Além disso, é a fonte de energia responsável pela vida na terra.

A energia solar é uma fonte totalmente limpa e renovável. Por isso, possui diversas utilidades. As principais são:
- Aquecimento de água
- Iluminação natural de ambientes
- Geração de energia

A radiação solar é captada e transformada para gerar calor ou eletricidade. Apesar de possuir muitas vantagens, por ser uma fonte limpa que não gera poluição nem impactos ambientais, ainda não é uma forma de energia muito utilizada no mundo, pois tem um elevado custo de implantação.

Porém, ela vem sendo viabilizada cada vez mais e já é uma importante fonte de energia em diversos países.

- Energia da biomassa –
É a energia gerada a partir da decomposição de materiais orgânicos, tais como esterco, restos de alimentos, resíduos agrícolas, etc. Essa decomposição produz um gás metano que é utilizado para gerar a energia.

Essa forma é muito usada nas fazendas que criam aves e porcos, sendo possível também queimar diretamente a biomassa, como o bagaço de cana de açúcar. Também as usinas de produção de açúcar e álcool se utilizam muito desse tipo de energia.

- Energia eólica –
Essa forma de energia é gerada a partir do vento, sendo utilizada pelo ser humano há muitos séculos, na agricultura, com os moinhos de vento.

Essa utilização se baseia na transformação da energia eólica em energia cinética e foi uma forma de energia muito importante na produção de alimentos quando ainda não dominávamos a tecnologia de motores elétricos.

A energia dos ventos sempre foi útil também para a climatização natural dos ambientes. Os arquitetos ainda buscam, até os dias de hoje, se utilizar do poder e da energia dos ventos para climatizar os ambientes e dispensar o uso do ar condicionado.

A energia eólica é muito utilizada para mover os aerogeradores, que são grandes turbinas colocadas em locais de muito vento. Essas turbinas têm a forma de um cata-vento ou um moinho. Esse movimento, através de um gerador, produz energia.

Os aerogeradores, por motivos financeiros, precisam estar em parques eólicos, mas podem também ser utilizados isoladamente para alimentar localidades isoladas e que estão distantes das redes de transmissão de energia.

- Energia nuclear –
O urânio é um elemento químico que possui muita energia. Quando o núcleo é desintegrado, uma enorme quantidade de energia é liberada. As usinas nucleares aproveitam, então, esta energia para gerar eletricidade.

A energia nuclear não produz poluentes, mas a quantidade de lixo nuclear que sobra da produção é um ponto muito negativo. Também o são os acidentes em usinas nucleares, embora sejam raros.

- Energia geotérmica –
É a energia obtida a partir do calor do interior do planeta Terra. Essa forma de obter energia foi desenvolvida devido à necessidade de existir formas de energia elétrica mais limpas e em quantidades cada vez maiores.

Vamos entender um pouco melhor como podemos aproveitar a energia do calor da Terra? Você sabe como nosso planeta é constituído?

A Terra é formada por grandes placas, que nos mantém isolados do seu interior, no qual encontramos o magma, que se resume basicamente em rochas derretidas. Quanto mais a profundidade aumenta, mais a temperatura também aumenta.

Existe, no entanto, zonas de intrusões magmáticas, onde a temperatura é muito maior. Essas são as zonas onde existe elevado potencial geotérmico.

Em centrais geotérmicas, o vapor dos reservatórios geotérmicos fornece a energia que alimenta os geradores e produz a eletricidade.

A água geotérmica usada é depois reenviada ao reservatório para ser reaquecida através de um poço de injeção, para, assim, manter a pressão e suportar o reservatório.
Há três formas de utilizar a energia geotérmica:

1. Utilização direta:
reservatórios geotérmicos de temperaturas baixas moderadas (20ºC a 150ºC) podem ser aproveitadas diretamente para fornecer calor para a indústria, aquecimento ambiente e outros aproveitamentos comerciais.

2. Bombas de calor geotérmicas (BCG):
Aproveitam as diferenças de temperatura entre o solo e o ambiente, fornecendo calor e frio.

3. Centrais Geotérmicas:
aproveitamento direto de fluidos geotérmicos em centrais a altas temperaturas (> 150 ºC), para movimentar uma turbina e produzir energia eléctrica.

- Energia gravitacional –
Gerada a partir do movimento das águas oceânicas nas marés.
Possui um custo elevado de implantação e, por isso, é pouco utilizada.

Especialistas em energia afirmam que, no futuro, esta será uma das principais fontes de energia do planeta.

INICIO