Módulo 1 - Consumo de energia elétrica em residências

Aula 3 - Formas de energia

INICIAR

Convivemos com a presença da energia em todos os momentos do nosso dia a dia. Sem ela, não seria possível manter a vida na Terra. Todos os seres são completamente dependentes de alguma forma de energia

Algumas formas são bastante comuns para nós, tais como a energia elétrica, a solar, a energia térmica obtida da combustão de lenha e gás, e também a energia biológica, que é responsável pela manutenção da vida.

Muitas vezes, o conceito de energia nos parece complexo, mas podemos verificar de maneira simples sua manifestação em nossas vidas. Ela é bastante clara e muito presente, como nos exemplos acima citados.

O conceito de energia é um dos conceitos essenciais da Física e de todas as suas disciplinas: mecânica, termodinâmica, eletromagnetismo e até mesmo da Química.

Energia potencial

Um objeto qualquer, em função da sua posição relativa, possui a chamada energia potencial. Vamos pensar em um arco de flecha que está estendido, pronto para o lançamento. Ele possui energia para lançar a flecha a uma boa distância.

Um martelo que está levantado, momentos antes do uso, também possui energia suficiente para fixar um prego. Uma mola (que no relógio é chamada de corda), quando comprimida, terá energia suficiente para colocar em funcionamento um relógio.

A água também possui energia potencial, que existe em decorrência dos desníveis de determinados trechos dos rios, como em corredeiras e cachoeiras.

As usinas hidrelétricas utilizam essa energia potencial da água para gerar energia elétrica ou para acionar diretamente máquinas no meio rural, como as rodas d’água que tocam engenhos.

Existem 3 tipos de energia potencial: a elástica, a gravitacional e a elétrica.

A mola comprimida é um bom exemplo da elástica, a queda de um objeto ilustra bem a energia gravitacional e uma nuvem carregada e pronta para a descarga de um raio é um ótimo exemplo da elétrica.

Energia cinética

Esse é o tipo de energia associada ao movimento e que depende da massa e da velocidade do objeto. Quanto maior a massa e a velocidade, maior a energia cinética deste objeto.

Para fazermos qualquer movimento, até mesmo movimentos de braços e pernas, precisamos utilizar a energia cinética. O automóvel em movimento é outro bom exemplo de energia cinética. Qualquer corpo em movimento possui a energia cinética.

Energia química

Esse tipo de energia existe de maneira natural nas ligações químicas entre átomos e moléculas.

Os seres vivos, por exemplo, utilizam a glicose como combustível para a manutenção da vida e das atividades humanas.

Podemos perceber a energia química em outras situações. Por exemplo, são as reações químicas as responsáveis pela queima da gasolina nos motores, fazendo a combustão que movimenta os automóveis.

Também as reações químicas em uma bateria de um automóvel produzem eletricidade.

Energia nuclear

É a energia resultante da fissão ou fusão dos átomos. Quase sempre esse tipo de energia se transforma em calor.

É o que acontece com o reator nuclear. Toda a energia produzida pelo sol é um resultado da reação nuclear de fusão de átomos de hidrogênio que se transformam em hélio.

Esse tipo de energia é tão importante que podemos dizer que toda a vida na terra depende dela!

Energia mecânica

É a energia que provoca o deslocamento dos corpos. De maneira geral, pode ser transformada em trabalho ou até mesmo em outra forma de energia, tal como a energia cinética que ocorre quando o corpo está em movimento.

Um exemplo disso é o acionamento do eixo de um automóvel que, por sua vez, transfere a energia do motor às rodas e coloca o automóvel em movimento.

Energia elétrica

É a energia que provoca o deslocamento de elétrons em um determinado corpo. Essa é a energia mais conhecida para nós, já que todo aparelho eletroeletrônico depende dela para funcionar.

A energia elétrica pode ser produzida de diversas maneiras diferentes, tais como: reações químicas (baterias), grupos motor-gerador acionados através da queima do óleo diesel ou gasolina

Usinas hidrelétricas que transformam, através das turbinas e geradores, a energia potencial da água em energia elétrica, etc.

Energia térmica

É a energia relacionada ao calor e variação das temperaturas dos corpos, surte da queima de combustíveis, do atrito entre materiais, da passagem de corrente elétrica por uma resistência, etc.

INICIO