Módulo 1 - Consumo de energia elétrica em residências

Aula 2 - Conceitos sobre energia renovável e não renovável

INICIAR

A cada ano que passa, a população do país aumenta, assim como as nossas necessidades de consumo.

Nós usamos cada vez mais objetos que dependem da energia elétrica para funcionar.

Tudo isso faz com que o consumo aumente. A conta é simples: a cada ano que passa, precisamos mais de energia elétrica.

Para suprir esse aumento, devemos investir em novas gerações de energia. E de que maneira esse investimento pode ser feito?

Vamos estudar os conceitos de energia renovável e de energia não renovável para entendermos quais as opções possíveis para solucionar essas questões?

Energia renovável

Energia renovável é toda energia que volta a ser ofertada em sua totalidade, com o passar do tempo. Ou seja, é possível que haja uma renovação em sua oferta.

A seguir temos alguns exemplos.

Biomassa

Muitos exemplos desse tipo de energia são familiares para nós, a exemplo da cana de açúcar, em que a cada nova safra existe uma produção que poderá ser transformada em álcool,

que é utilizado predominantemente como combustível, e em açúcar, que é utilizado na alimentação humana e o bagaço muito utilizado em caldeiras (produção de vapor) e na alimentação animal.

Lenha: tradicionalmente a lenha tem sido muito utilizada no cozimento de alimentos no interior do Brasil. Com a chegada da industrialização, no Brasil, a lenha passou a ser uma energia primária importante para a produção de carvão, utilizado em indústrias siderúrgicas.

Energia hidráulica

Esse tipo de energia geralmente vem do acúmulo de águas em reservatórios que, no Brasil, são utilizados em sua maioria para a produção de eletricidade.

É uma energia classificada como potencial que, através de turbinas, movimenta os geradores de energia elétrica.

É uma energia importante e forte dentro do sistema energético brasileiro, conforme veremos ainda neste módulo.

Energia eólica

É a energia resultante dos ventos. Atualmente esse tipo de energia tem sido muito usado para mover aerogeradores, que são grandes cata-ventos utilizados na produção de eletricidade.

Na costa nordestina, por exemplo, existe grande potencial para utilização desse tipo de energia. Países como a Dinamarca, Alemanha, Egito e EUA já a utilizam em escala considerável.

Energia solar

É sem dúvida a energia mais abundante na natureza, pois provém da energia de radiação solar. Esse tipo de energia tem sido usada com bastante sucesso na produção de eletricidade ou na produção de energia térmica para aquecimento de água.

A energia solar pode ser produzida através das chamadas células fotovoltaicas, que já são utilizadas em pequenos centros de consumo, tais como residências localizadas em pontos remotos, repetidoras de rádio e telefonia ou mesmo como energia complementar em edificações de menor porte.

A energia solar térmica é muito utilizada para aquecimento de água de prédios e casas e também em geradores de eletricidade de grande porte. Através da produção de vapor, aciona turbinas e geradores.

Existem ainda outras formas de energia renovável que se encontram na natureza, como a energia das marés, energia geotérmica, entre outras. No entanto, não são fontes de importância dentro da produção de energia mundial.

Atualmente há um grande incentivo para o uso das energias renováveis porque a sua utilização poderá diminuir a emissão e concentração de C02 na atmosfera e, consequentemente, impactar positivamente no efeito estufa.

Energia não renovável

É o tipo de energia que vem de fontes que, uma vez consumidas, não se renovam mais.

Temos como exemplos os derivados de petróleo, carvão mineral, urânio, etc.

Mesmo que se encontre novas reservas de petróleo, por exemplo, a sua utilização será cada vez mais restrita, pois causa emissão de CO2 e é limitada.

Embora seja grande, um dia se esgotará, sem chance de ser renovada.

INICIO